Meeke confirma comando no final do primeiro dia

Meeke confirma comando no final do primeiro dia

Kris Meeke e Stuart Loudon, em Toyota GR Yaris Rally2, confirmaram a liderança no Rali Terras D’Aboboreira 2025, após a disputa da sempre espetacular super-especial Marco Rios de Emoção, disputada nas ruas cheias de público do centro da bela cidade duriense. A 1.ª etapa da prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, pontuável para o FIA European Rally Trophy e para o Campeonato de Portugal de Ralis, chegou ao fim, com mais um melhor «crono» para as contas da dupla norte-irlandesa.

Meeke alargou assim a vantagem sobre o segundo classificado, Dani Sordo, para 3,7s, mesmo se o espanhol também foi batido nas ruas do Marco de Canaveses por Yohan Rossel, ainda que somente uma décima. Martins Sesks foi apenas 11.º na super especial, a cinco segundos exatos do vencedor, mas mesmo assim conseguiu manter o terceiro lugar à geral.

A mesma sorte não teve Marco Bulacia, que, com o 14.º tempo na PEC3, caiu do quarto para o sexto lugar à geral. Aproveitaram Roope Korhonen e Yohan Rossel para subirem respetivamente ao quarto e ao quinto lugar. Já Armindo Araújo manteve a posição de melhor português, no sétimo lugar da classificação geral, resistindo ao ataque de Gonçalo Henriques, que com o quarto melhor registo na especial, baixou de 3,4s para 0,9s a desvantagem relativamente ao tirsense. No processo, subiu também do nono ao oitavo lugar à geral.

Entretanto, Jan Solans, que tinha sido penalizado em 10 segundos após a PEC2, devido a falsa partida (jump start), caindo então da sexta para a 10.ª posição, conseguia recuperar um posto, deixando a Pedro Meireles e Mário Castro o fecho do lote dos dez primeiros classificados.

A segunda e derradeira etapa do Rali Terras d’Aboboreira 2025 disputa-se, este sábado, 3 de maio, a partir das 9h10, ao longo de mais sete classificativas, encerrando com os 21,13 km da segunda passagem pelo troço da Aboboreira, que é também a Power Stage, com início marcado para as 18h15. São mais 284,31 km, 97,72 km dos quais disputados contra o cronómetro.

Classificação após Etapa 1

1.º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), 12m23.2s

2.º, Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2), a 3.7s

3.º, Martiņs Sesks/Renars Francis (Ford Fiesta MKII Rally2), a 14.3s

4.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 18.5s

5.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), a 19.9s

6.º, Marco Bulacia/Diego Vallejo (Toyota GR Yaris Rally2), a 22.7s

7.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 25.7s

8.º, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Hyundai i20 N Rally2), a 26.6s

9.º, Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2), a 29.9s

10.º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 32.0s

A dupla Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2) ocupa a segunda posição provisória, a 2,3s, depois de ter sido a primeira líder da prova, ao impor-se por meio segundo ao piloto norte-irlandês na PEC inaugural.

Já um pouco mais atrás, a 8.3s, os letões Martiņs Sesks e Renars Francis, em Ford Fiesta MKII Rally2, encerram para já o pódio, com 3,9s de vantagem sobre os quartos classificados, Marco Bulacia e Diego Vallejo, também em Toyota GR Yaris Rally2.

Roope Korhonen e Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), Jan Solans e Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2) e Yohan Rossel e Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), ocupam por esta ordem a quinta, a sexta e a sétima posições, antes que surja a primeira dupla portuguesa, Armindo Araújo/Luís Ramalho, em Skoda Fabia RS Rally2, já a 20,9s dos líderes.

Gonçalo Henriques e Inês Veiga, em Hyundai i20 N Rally2, estão classificados imediatamente atrás do tirsense, a apenas 3,4s, muito pressionados pela dupla Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), que encerram por agora o top 10, a apenas um segundo do piloto de Via Nova de Poiares, mas já a 25.3s dos comandantes.

Nota ainda para o abandono da dupla Pedro Almeida/António Costa logo no primeiro troço, após capotar o Skoda Fabia RS Rally2, felizmente sem consequências para os pilotos.

A 1.ª Etapa do Rali Terras d’Aboboreira termina, na noite desta sexta-feira, com a disputa da PE3, a super especial Marco Rios de Emoção, num percurso de 2,13 km «desenhado» no centro da cidade do Marco de Canaveses, com início às 21h00 e ordem de partida invertida para os 40 primeiros.

Classificação após PEC2

1.º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), 10m15.5s

2.º, Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2), a 2.3s

3.º, Martiņs Sesks/Renars Francis (Ford Fiesta MKII Rally2), a 8.3s

4.º, Marco Bulacia/Diego Vallejo (Toyota GR Yaris Rally2), a 12.2s

5.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 15.0s

6.º, Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2), a 15.8s

7.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), a 18.6s

8.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 20.9s

9.º, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Hyundai i20 N Rally2), a 24.3s

10.º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 25.3s