
O piloto irlandês do Team Hyundai Portugal, navegado por Ola Floene, continuou a exercer o domínio, iniciado na véspera, ao longo dos troços matinais da segunda etapa deste Rali Terras D’Aboboreira. Venceu dois dos três troços em disputa e alargou para 8,3 segundos a vantagem para o mais direto perseguidor, a dupla Marco Bulacia/Diego Vallejo, em Skoda Fabia Rally2 Evo.
“Não sei mais o que fazer. Não é fácil, mesmo com a minha experiência, abrir estes troços com as estradas tão sujas. Mas está a ser um desafio interessante e estou ansioso pelas segundas passagens”, reconhece Kris Meeke.
O boliviano Bulacia, por sua vez, está cada vez mais pressionado pela dupla Alejandro Cachon/Alejandro Lopez (Citroën C3 Rally2), que vê o segundo lugar apenas sete décimas à sua frente, à entrada para as últimas três classificativas da prova. Até esta fase, Cachon foi, aliás, o único piloto a cometer a proeza de quebrar a hegemonia de Meeke, na primeira passagem pelo troço do Marão (o irlandês realizou apenas o quarto melhor «crono», a 4,0 segundos do mais rápido).
Este facto valeu mesmo ao espanhol da Citroën a proeza de estar a ser o mais rápido do dia, dado que recuperou nove décimas ao líder da prova, relativamente à classificação no final da primeira etapa do Clube Automóvel de Amarante.
Assim, se em circunstâncias normais não se prevê que o pódio possa integrar outra equipa além desta três, já na disputa da quarta posição e do lugar de melhor português, a luta não podia estar mais animada. Ricardo Teodósio e José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2) entraram ao ataque e recuperaram a posição à dupla Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo) logo especial de abertura deste sábado.
O líder entre os portugueses reconheceu estar “a tentar andar rápido”, mas nem tudo está a ser fácil, como conta: “Nas últimas duas classificativas, saí por duas vezes da linha em zonas a subir e a tração foi penalizada por isso”.
Surgiram, então, na quinta e na sexta especiais, Armindo Araújo e Luís Ramalho, no Skoda Fabia Rally2 Evo, a liderar a «armada» portuguesa, recuperando algum tempo a Teodósio e o quinto lugar a Miguel Correia, que perdeu alguns segundos na sexta especial, porque “a válvula pop off do motor do Skoda abriu por três vezes, o que levou à perda de potência, muito mais notada nas zonas a subir”, lamenta o piloto.
Armindo está assim motivado para a última secção do Rali terras D’Aboboreira: “Estou muito contente, porque estou a evoluir, neste regresso, e começo a causar pressão aos nossos adversários. Estou a conseguir tempos ao nível deles e isso dá-me naturalmente mais confiança para o que resta do rali”.
Quanto a José Pedro Fontes e Inês Ponte, em Citroën C3 Rally2, ocupam a sétima posição, já a 51,5 segundos de Meeke, mas subindo um lugar relativamente à classificação da véspera. Superaram a dupla Bernardo Sousa/José Janela, em Citroën C3 Rally2, que perdeu 48,4 segundos para Meeke no último troço da manhã. Bernardo explicou que teve “um furo na roda traseira esquerda do C3 Rally2 a cerca de três quilómetros do final da classificativa”.
O piloto madeirense encerra, assim, o lote dos dez primeiros, depois de perder lugares à geral também para as duplas Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally Evo) e Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2). Meireles tem vindo a fazer uma recuperação consistente ao longo da manhã e está a apenas sete décimas do oitavo posto de Almeida.
Classificação após PE6
1.º Kris Meeke/Ola Floen (Hyundai i20 N Rally2), 39m23,1s
2.º Marco Bulacia/Diego Vallejo (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 8,3s
3.º Alejandro Cachon/Alejandro Lopez (Citroën C3 Rally2), a 9,0s
4.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 23,6s
5.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 32,1s
6.º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 36,2s
7.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), a 51,5s
8.º Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally Evo), a 1m20,9s
9.º Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai i20 N Rally2), a 1m21,6s
10.º Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2), a 1m27,4s