Kris Meeke consolida liderança na manhã de sábado

Kris Kris Meeke e Stuart Loudon são cada vez mais primeiros no Rali Terras d’Aboboreira, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2025, organizada sob a égide do Clube Automóvel de Amarante e pontuável também para o FIA European Rally Trophy.

A dupla norte-irlandesa venceu duas das três especiais da manhã e alargou de 3,7s para 8.9s a vantagem que detinha sobre o segundo classificado, Dani Sordo, desde a véspera. O espanhol conseguiu, ainda assim, impor-se no troço matinal intermédio, Baião, ainda que por apenas seis décimos face a Meeke.

O finlandês Roope Korhonen subiu ao terceiro posto, já a uns distantes 1m07,6s do líder e imediatamente à frente do espanhol Jan Solans, que destronou Armindo Araújo do quarto lugar que ocupava à entrada para a PE6. No entanto, o piloto tirsense mantém a liderança entre os portugueses, com 10 segundos exatos de vantagem sobre Rúben Rodrigues, que é sexto. Yohan Rossel e Marco Bulacia são sétimo e oitavo, respetivamente, para depois surgir Pedro Meireles na classificação.

A quinta especial da prova, os 12,72 km de Baião, foi nefasta para alguns dos protagonistas, um deles do top 10, Martins Sesks, que desistiu por avaria no Ford Fiesta MKII Rally2, quando era terceiro da geral. Mas Gonçalo Henriques e Diego Ruiloba também ficaram pelo caminho, este último na sequência de um acidente que levou à neutralização da “especial”.

Quanto a Henriques, que era oitavo no final da primeira etapa, não evitou um “pião” logo no troço inaugural deste sábado, 3 de maio (Baião 2), que lhe custou 23 segundos e a queda para o 13.º posto. O pior aconteceria no seguinte, quando um toque que lhe danificou a roda traseira esquerda do Hyundai i20 N Rally2 o forçou ao abandono.

Entretanto, na frente, apesar dos 8.9s de diferença entre Meeke e Sordo, está tudo em aberto para a derradeira secção deste Rali Terras d’Aboboreira 2025, que começa às 13h35 deste sábado, para a disputa das últimas quatro classificativas. Abre com Amarante 2, à qual se seguem Aboboreira 1, Marão 2 e Aboboreira 2, o maior troço da prova, com 21,13 km, que é também a Power Stage.

Classificação após PEC6

1.º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), 36m44.7s

2.º, Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2), a 8.9s

3.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 1m07.6s

4.º, Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2), a 1m12.1s

5.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 1m12.3s

6.º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 1m22.3s

7.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), a 1m24.0s

8.º, Marco Bulacia/Diego Vallejo (Toyota GR Yaris Rally2), a 1m27.7s

9.º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 1m37.4s