Kris Meeke é um dos mais conceituados pilotos da atualidade, mesmo se já abandonou a competição ao mais alto nível, no Campeonato do Mundo de Ralis, no final da época de 2019, quando a Toyota Gazoo Racing WRC não lhe renovou o contrato.
No entanto, está com pleno ritmo de competição, já que desenvolve, desde fevereiro do ano passado, juntamente com o norueguês Andreas Mikkelsen, o Skoda Fabia Rally2 de nova geração.
Recorde-se que Kris Meeke soma cinco vitórias no «Mundial» de Ralis (em 2015 na Argentina, em 2016 em Portugal e na Finlândia e em 2017 no México e na Catalunha), todas como piloto oficial Citroën. Alinha nesta terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2023, o Rali Terras D’Aboboreira, aos comandos do i20N Rally2 do Team Hyundai Portugal, com o qual disputará as cinco restantes provas da época.
O Team Hyundai Portugal confirmou o nome do novo colega de equipa de Ricardo Teodósio para homenagear o malogrado Craig Breen, que morreu num acidente durante testes realizados na Polónia para o Rali da Croácia, há duas semanas.
A última prova disputada por Meeke foi o Rali Internacional do Qatar de 2022, com um Skoda Fabia, em fevereiro, mas, no mesmo mês, fez um teste em condições extremas de inverno, na Finlândia, sob temperaturas que chegaram aos -14 graus Celcius e em estradas cobertas de neve.
O programa de desenvolvimento do novo Skoda Fabia Rally2 prosseguiu enfrentando todo o tipo de condições meteorológicas e de terreno no calor de África, sob as fortes chuvas da Ásia ou o frio gelado do norte da Escandinávia.
Na preparação desta prova do Automóvel Clube de Amarante, Kris Meeke testou um pouco mais do que os cerca de 40 quilómetros de Ricardo Teodósio, dado que foi o primeiro contacto com o Hyundai i20, mas rumou depois a Espanha, onde procedeu a nova sessão de mais de 200 quilómetros de testes com o Skoda Fabia.