![](https://terrasdaboboreira.pt/wp-content/uploads/2023/04/Kris-Meeke_Ricardo-Teodosio_Jose-Teixeira_Aboboreira_2023-1024x683.jpg)
A dupla do Team Hyundai Portugal, Kris Meeke/Ola Floen, em Hyundai i20 N Rally2, dominou como se previa a primeira etapa do Rali Terras D’Aboboreira, terceira ronda do Campeonato de Portugal de Ralis 2023, que se disputa ao longo das classificativas florestais dos concelhos de Amarante, Marco de Canaveses e Baião.
Foi, no entanto, nas ruas do centro da vila de Baião que este primeiro dia de prova chegou ao fim, com o espetáculo da Super-Especial Baião Destino Sustentável, na qual o piloto irlandês completou o terceiro triunfo em três troços possíveis, para cimentar uma liderança de 6,4 segundos sobre o segundo classificado, a dupla formada pelo boliviano Marco Bulacia e pelo espanhol Diego Vallejo, em Skoda Fabia Rally2 Evo.
Os também espanhóis Alejandro Cachon e Alejandro Lopez, em Citroën C3 Rally2, completam o pódio provisório, imediatamente à frente da primeira dupla portuguesa, Miguel Correia/Jorge Carvalho, em Skoda Fabia Rally2 Evo.
Ricardo Teodósio e José Teixeira, aos comandos do outro Hyundai i20 N Rally2 oficial do Team Hyundai Portugal, perderam precisamente a liderança entre os portugueses na super especial, caindo para o quinto posto geral, a sete décimos de Correia.
As duplas Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2) e Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo) seguem-se, por esta ordem, na tabela, estes quatro primeiros portugueses separados apenas por 2,1 segundos, o que promete grande emoção para a etapa deste sábado.
José Pedro Fontes e Inês Ponte, em Citroën C3 Rally2, são oitavos, já a mais de meio minuto do líder e com uma vantagem de 5,2 segundos sobre Pedro Almeida e Mário Castro, em Skoda Fabia Rally Evo.
Paulo Meireles e Marcos Gonçalves (Hyundai i20 N Rally2) encerram o lote dos dez primeiros classificados, aos comandos de mais um Hyundai i20 N Rally2. O piloto de Guimarães beneficiou do atraso por penalização de 10 segundos, devido a falsa partida, do irmão Pedro Meireles (com Pedro Alves), que, em carro idêntico, caiu para o 12.º posto, atrás a dupla Norbert Herczig/Ramon Ferencz, em Skoda Fabia Rally2 Evo.
O Rali Terras D’Aboboreira prossegue, este sábado, 29 de abril, com a segunda e derradeira etapa, composta por mais seis classificativas (Aboboreira, Marão e Amarante Natureza Encantada, as três com dupla passagem), num total de 82,1 quilómetros cronometrados.
Classificação após 1.ª Etapa
1.º Kris Meeke/Ola Floen (Hyundai i20 N Rally2), 12m54,9s
2.º Marco Bulacia/Diego Vallejo (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 6,4s
3.º Alejandro Cachon/Alejandro Lopez (Citroën C3 Rally2), a 9,9s
4.º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 22,9s
5.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 23,6s
6.º Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2), a 24,6s
7.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 25,0s
8.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), a 34,0s
9.º Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally Evo), a 39,2s
10.º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20 N Rally2), a 42,7s